Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Os Projetistas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Os ProjetistasOs Projetistas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Vigilância sanitária intensifica fiscalizações e orientações em Manaus durante o período do Carnaval para prevenir riscos

17 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Programação inclui fiscalizações e orientações a comerciantes e recomendações à população durante o Carnaval em Manaus.A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) continua com ações de vigilância sanitária em Manaus durante o período festivo. As medidas incluem fiscalizações no âmbito da Central Integrada de Fiscalização (CIF), inspeções em pontos de comercialização de alimentos e bebidas e o reforço de orientações técnicas à população e aos comerciantes.
A FVS-RCP destaca que, embora a recomendação seja permanente, em eventos de massa como bandas e blocos de Carnaval é necessário redobrar a atenção à água, aos alimentos e às bebidas, observando as condições de preparo, a qualidade e a procedência dos produtos. Também orienta priorizar estabelecimentos conhecidos e devidamente licenciados para funcionamento no período festivo.
“É fundamental que a população esteja atenta aos locais onde se alimenta e consome bebidas, verificando os ingredientes, as condições de preparo e os insumos utilizados, como água e gelo. Também é importante acompanhar o preparo das próprias bebidas, evitando produtos de procedência incerta, deteriorados ou adulterados”, orientou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Ações e fiscalização
Segundo o diretor de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, Jackson Alagoas, as atividades de vigilância sanitária são executadas de forma estratégica, com foco em inspeções sistemáticas, orientações técnicas aos comerciantes e monitoramento contínuo das condições higienico-sanitarias.
“As atividades de vigilância sanitária são planejadas e intensificadas no período que antecede e durante o Carnaval, com ênfase na fiscalização de alimentos, bebidas e demais produtos comercializados em diferentes pontos de Manaus, como blocos carnavalescos, bares e restaurantes. A atuação ocorre de forma integrada com órgãos parceiros, fortalecendo a prevenção e a mitigação de riscos sanitários à população”, afirmou Jackson Alagoas.
A FVS-RCP informou que as ações abrangem orientações aos comerciantes sobre práticas seguras de manuseio e armazenamento, além de inspeções em pontos de venda para verificar licenciamento e condições de higiene.
A instituição afirma que a adoção de práticas seguras por comerciantes e consumidores contribui para reduzir riscos sanitários durante o Carnaval.
Assuntos nesse artigo:
#fvs-rcp, #vigilanciasanitaria, #manaus, #carnaval, #fiscalizacoes, #cif, #centralintegradadefiscalizacao, #inspecoes, #alimentos, #bebidas, #agua, #gelo, #orientacoes, #comerciantes, #populacao, #tatyanaamorim, #jacksonalagoas, #vigilanciadeseguranca, #eventosdemassa, #higienicosanitarias

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Operaamazonas realiza mais de 300 cirurgias em hospitais Adriano Jorge e Delphina Aziz durante feriado prolongado

17 de fevereiro de 2026
Amazonas

Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados

17 de fevereiro de 2026
Amazonas

Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo

17 de fevereiro de 2026
Amazonas

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio podem pedir isenção do Processo Seletivo Contínuo nos dias 23 e 24 de fevereiro pela Ufam

17 de fevereiro de 2026
Amazonas

IML de Manaus solicita que familiares de Ingride Pontes da Silva compareçam para liberação do corpo

17 de fevereiro de 2026
Amazonas

Naufrágio da lancha Lima de Abreu XV: corpo da terceira vítima é encontrado e buscas seguem no Amazonas

17 de fevereiro de 2026
Os ProjetistasOs Projetistas