Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Os Projetistas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Os ProjetistasOs Projetistas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Projeto de Lei do deputado Mário César Filho visa facilitar emissão da Carteira Digital de Identificação para Pessoas com TEA

1 de abril de 2024
Compartilhar

Durante o mês de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo e à inclusão, o deputado Mário César Filho (UB) apresentou o Projeto de Lei nº 62/2024, que altera a Lei nº 6.453 de 2023, que consolida a legislação relativa à pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O parlamentar propôs alterações significativas para melhorar o acesso à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), no Amazonas, por meio da alternativa digital. A iniciativa surge em resposta às dificuldades enfrentadas pela comunidade autista na obtenção do documento tão importante na garantia dos direitos.
Segundo Mário César Filho, a proposta visa tornar mais eficiente a elaboração da carteira, introduzindo a opção de emissão em formato digital. A medida, completa ele, não apenas agiliza o processo, mas soluciona a alta demanda e a escassez de matéria-prima para versão física do documento, garantindo o respeito aos direitos e a agilidade na obtenção da carteira.
“A validação da CIPTEA digital será feita por QR-Code, o que elimina as longas filas e as dificuldades enfrentadas com a emissão da versão física”, destaca o deputado. “Isso é especialmente importante, considerando que a carteira garante atendimento prioritário em diversos setores, como saúde, educação e assistência social”, completa o parlamentar.
A proposta do Projeto de Lei também inclui a gratuidade da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, garantindo o acesso universal e igualitário ao documento essencial para os autistas do Amazonas.
A iniciativa tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Aleam e conta com o apoio dos pais atípicos do Amazonas, que reconhecem a relevância pública e social. O objetivo é que a medida contribua para uma sociedade mais inclusiva e que respeite os direitos e necessidades das pessoas com TEA.
De acordo com o PL, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) irá realizar a emissão da Carteira Digital de Identificação do Autista.
O Projeto de Lei, de acordo com Mário César Filho, representa um passo importante na busca por uma sociedade mais inclusiva e acessível a todos, especialmente àqueles que enfrentam desafios relacionados ao Transtorno do Espectro Autismo.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

No Maio Laranja, Aleam destaca leis voltadas ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

5 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas destaca propostas para segurança no trânsito no ‘Maio Amarelo’

5 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Adjuto Afonso participa da abertura do seminário ‘Maio Amarelo’ do MPAM e reforça compromisso com a segurança no trânsito

5 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel solicita construção de passarela na avenida das Torres para reduzir riscos de atropelamento em Manaus

5 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Seminário de Segurança Inovadora discute segurança e ordem pública a partir de experiências bem-sucedidas

5 de maio de 2025
Legislativo Estadual

‘A informação é o primeiro passo’, diz deputado Cristiano D’Angelo sobre campanha estadual de conscientização sobre a asma

5 de maio de 2025
Os ProjetistasOs Projetistas