Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Os Projetistas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Os ProjetistasOs Projetistas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Escola Estadual Maria de Luz Calderaro mantém tradição em STEAM e assegura convites para olimpíadas nacionais e internacionais

18 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Com participações na OBAFOG, na OIMSF e na Olimpíada de Matemática na Tailândia, a escola consolida uma tradição nas áreas de Steam.A Escola Estadual Maria de Luz Calderaro, no bairro Redenção, zona centro-oeste de Manaus, já iniciou preparação para as competições de 2026. Segundo a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, as unidades da rede estadual começaram os preparativos para olimpíadas pedagógicas, competições STEAM e vestibulares. Na Escola Estadual Maria de Luz Calderaro, a atuação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEAM) é tradição há seis anos.
Preparação e histórico
A escola participa desde 2019 de competições como OBAFOG, OBMEP, OIMSF, o Canguru de Matemática e a Olimpíada Internacional da Matemática na Tailândia. Esses eventos e as medalhas obtidas compõem o histórico de participação da instituição. Segundo a pedagoga Luciane Amorim, os resultados refletem um trabalho intenso dos professores e da comunidade escolar.
Projetos e incentivos
De acordo com a escola, o projeto Polo de Treinamento Intensivo da Matemática (Poti), fundado em 2025, criou um espaço para resolução de provas e atendimento de dúvidas. “O Poti é uma iniciativa que visa criar um espaço dentro da escola onde os estudantes têm esse ambiente exclusivo para resolver provas e tirar dúvidas. Em 2024, fomos convidados para representar o Amazonas na Olimpíada Internacional de Matemática na Tailândia; e fomos novamente convidados em 2026”, declarou a pedagoga, conforme registro da direção.
Resultados e trajetórias estudantis
Entre os estudantes, o desempenho de Ryquelmi Lima, da 3ª série do Ensino Médio, destaca-se como fruto das ações da escola. O aluno conquistou medalha de bronze no Canguru de Matemática, ouro regional e prata nacional na OIMSF, participou da OMU (Olimpíada de Matemática da Unicamp) e integrou a delegação brasileira na Olimpíada de Matemática na Tailândia.
Essas participações e prêmios, segundo o estudante, garantiram-lhe uma vaga inédita na Universidade Estadual Paulista (Unesp). “O papel da escola foi fundamental como espaço de oportunidade. Ao acreditar no meu potencial, a instituição permitiu que meu desempenho gerasse um impacto coletivo inédito: fomos convidados a integrar a delegação brasileira na Tailândia, um marco histórico para nossa comunidade”, disse Ryquelmi Lima.
Assuntos nesse artigo:
#escolaestadualmariadeluzcalderaro, #secretariadeestadoeducacaoedesportoescolar, #manaus, #redencao, #steam, #matematica, #olimpiadabrasileiradefoguetes, #olimpiadabrasileiradematematicaparaasescolaspublicas, #olimpiadainternacionaldematematicasemfronteiras, #cangurudematematica, #olimpiadainternacionaldematematicana tailandia, #omu, #poti, #ryquelmilima, #unesp, #vestibulares2026, #competicoes, #medalhas, #treinamento, #educacao

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Mutirão de cirurgia de catarata realiza 430 procedimentos em três edições e segue em Parintins

18 de fevereiro de 2026
Amazonas

Resultado preliminar do processo seletivo para o Hospital do Sangue Idenir de Araújo Rodrigues é divulgado

18 de fevereiro de 2026
Amazonas

Carnaboi retorna ao Sambódromo de Manaus com shows nos dias 20 e 21 de fevereiro e programação completa

18 de fevereiro de 2026
Amazonas

Cetam abre inscrições on-line para 10.736 vagas de qualificação profissional no interior do Amazonas

18 de fevereiro de 2026
Amazonas

Fiscalização Detran-AM amplia atuação no Carnaval e reduz testes positivos de alcoolemia em Manaus

18 de fevereiro de 2026
Amazonas

Pelci completa quatro anos no Amazonas e atinge 15 mil jovens com expansão de modalidades e indicação ao prêmio da ONU

18 de fevereiro de 2026
Os ProjetistasOs Projetistas