Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Os Projetistas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Os ProjetistasOs Projetistas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Carnaval de Manaus 2026 reúne nove escolas do Grupo de Acesso A no Sambódromo

14 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Nove escolas do Grupo de Acesso A desfilaram no Sambódromo na sexta-feira (13/02), com enredos sobre ancestralidade, memória e transformação social.Na sexta-feira (13/02), o Sambódromo recebeu as agremiações do Grupo de Acesso A do Carnaval de Manaus 2026. Nove escolas passaram pela avenida apresentando enredos que abordaram sonhos, patrimônio cultural, força feminina e utopias que se tornaram realidade. O evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Abertura — Leões do Barão Açu
Abrindo a noite, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões do Barão Açu apresentou o enredo “O Mundo Mágico dos Sonhos”, convidando o público a uma narrativa sobre magia e imaginação. A porta-bandeira Mirella Azevedo afirmou: “O Carnaval de 2026, para mim, significa superação e evolução. Acho que é o ano em que eu mais tive experiências para levar o melhor de mim para a avenida. Tenho a honra de carregar o pavilhão. Isso significa levar uma história, e eu levo a representatividade de diversas porta-bandeiras que carrego no coração para a comunidade”.
Força do boi-bumbá — Dragões do Império
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império levou à avenida o enredo “Corre Campo: Boi Resistência, da Arte e do Povo – Patrimônio Cultural do Brasil”, exaltando o boi-bumbá como expressão artística e símbolo de resistência popular. Segundo o diretor de Carnaval Naian Nascimento, a apresentação buscou aproximar as duas manifestações: “Essa mistura de Carnaval com boi-bumbá, além de ser a junção de uma cultura gigantesca, foi um desafio porque hoje nós apresentamos o boi-bumbá dentro do samba-enredo. Então, é prazeroso. A cultura só tem a ganhar com a união do Dragões do Império com o Corre Campo”.
Homemangem — Beija-Flor do Norte
Celebrando uma década de trajetória, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor do Norte apresentou “Paneiro: 10 anos iluminando a cultura da Amazônia”, destacando tradições regionais e o protagonismo cultural da floresta. A rainha de bateria Marcella Maciel observou a identificação da comunidade com o tema: “Hoje a gente trouxe um Carnaval falando sobre a Rede Amazônica e sobre o programa de televisão Paneiro. Trazer esse enredo para a comunidade é muito divertido, porque eles se identificam e abraçam a ideia junto com a gente”.
História do Educandos — Acadêmicos da Cidade Alta
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Cidade Alta apostou no enredo “A Transformação: da Degradação à Dignidade, o Sonho se Tornou Realidade e, no Raiar de um Novo Dia, Cidade Alta Explode de Alegria!”, que tratou da história recente do Educandos e de ações que impactaram o cotidiano dos moradores. A rainha de bateria Anne Medeiros afirmou que assumir a função foi a realização de um sonho de infância: “Estar à frente da bateria no meu primeiro ano é uma experiência única, um sonho que eu carrego desde criança. Eu ficava na frente da televisão assistindo aos desfiles e imaginando como seria viver esse momento. Hoje eu estou realizando esse sonho, e é uma emoção muito grande”.
Potência da mulher do interior — Mocidade Independente do Coroado
O Grêmio Recreativo Social, Cultural e Filantrópico Escola de Samba Mocidade Independente do Coroado apresentou o enredo “Lá de Eirunepé vem o brilho e a força da mulher”, destacando o papel feminino na construção cultural e social do estado. Os irmãos Thayssa Nunes e Enzo Anjos, juntos há mais de 10 anos, abriram o primeiro casal. A primeira porta-bandeira comentou: “É um sentimento inexplicável, porque é sinal de que a escola confia na gente, confia no nosso trabalho. Este ano a gente vem falando sobre o município, mas principalmente sobre uma mulher, Áurea Maria, prefeita de Eirunepé. Falar sobre ela é algo muito emocionante, muito incrível”. O 1º mestre-sala Enzo Anjos ressaltou a sintonia da dupla: “São 10 anos trabalhando juntos, com conexão, sincronismo e harmonia. Trabalhar com a Thayssa é muito especial por causa da garra que ela tem, da dedicação e do esforço”.
Transformação por meio da educação — Tradição Leste
Com o enredo “De Pescador a Doutor Paulo Lima – A Utopia que se Tornou Realidade”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Tradição Leste contou a trajetória de superação e a importância da educação. O mestre de bateria Vinícius Salomão comentou a adaptação à nova escola: “Vir para uma escola nova é um desafio, mas graças a Deus conseguimos superar todos os obstáculos e percalços que existem no caminho de uma bateria. O trabalho está pronto e confiamos que fizemos um grande desfile”.
Datas, festas e tradições — Império do Havaí
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Havaí apresentou “De Janeiro a Janeiro, um brinde ao calendário brasileiro!”, transformando datas, festas e tradições em espetáculo visual. A 1ª porta-bandeira Luana Souza comentou sobre sua estreia na função: “Este é o meu primeiro ano como primeira porta-bandeira no Carnaval de Manaus e está sendo uma experiência incrível. A cada ano a gente aprende mais, e eu estou muito feliz com o convite da escola. O enredo é super interessante, tem muito a mostrar, e nós ensaiamos bastante para isso”.
Figuras ancestrais — Meninos Levados
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Meninos Levados abordou ancestralidade no enredo “Anunnaki – Senhores da Origem, Guardiões do Saber e da Transformação”, explorando figuras ligadas à origem e ao conhecimento. A rainha de bateria Josiane Valle relatou sua experiência na décima passagem pelo Carnaval: “Estou completando meu décimo Carnaval e é como se fosse o primeiro. Depois da maternidade, pisar na avenida tem um significado ainda mais especial. São dez anos, mas a emoção é sempre de começo”.
Riqueza cultural e natural — Sem Compromisso
Encerrando a noite, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Sem Compromisso levou o enredo “Uma Magnífica Viagem ao Rio Negro”, inspirado na expedição do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira. A escola enfatizou elementos culturais e naturais das cidades banhadas pelo rio Negro, culminando no Encontro das Águas. A rainha de bateria Kerolayne Mayara destacou a responsabilidade de fechar os desfiles: “A responsabilidade é muito grande, porque é uma escola tradicional. Entramos com a missão de fazer um grande desfile e encerrar a noite em grande estilo. Foi algo muito incrível”.
Neste sábado (14/02), a partir das 20h, será a vez das oito escolas do Grupo Especial disputarem o título do Carnaval de Manaus 2026.
Ordem de apresentação
Grupo Especial – 14/02
20h – Presidente Vargas
21h20 – Andanças de Ciganos
22h40 – A Grande Família
0h – Reino Unido da Liberdade
1h20 – Aparecida
2h40 – Vila da Barra
4h – Vitória Régia
5h20 – Unidos do Alvorada
Assuntos nesse artigo:
#carnavaldemanaus2026, #manaus, #sambodromo, #acessoa, #grupodeacessoa, #governodoamazonas, #secretariadeculturaeeconomiacriativa, #leoesdobaraoacu, #mirellaazevedo, #dragoesdoimperio, #boibumba, #beijaflordonorte, #paneiro, #academicosdacidadealta, #annemedeiros, #mocidadeindependentedocoroado, #thayssanunes, #tradicaoleste, #rionegro, #semcompromisso

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

FVS-RCP realiza ação de prevenção de doenças com orientações sobre dengue e malária em Manaus

14 de fevereiro de 2026
Amazonas

Governo Presente aproxima moradores da zona oeste de Manaus com serviços essenciais gratuitos

14 de fevereiro de 2026
Amazonas

Governo Presente no Tarumã amplia mutirão de saúde e entrega óculos a crianças durante 31ª edição

14 de fevereiro de 2026
Amazonas

SES-AM registra 29.173 atendimentos na capital nos dois primeiros dias do Carnaval 2026

14 de fevereiro de 2026
Amazonas

Sepror realiza capacitação sobre regularização de associações e cooperativas em Itacoatiara reunindo produtores rurais

14 de fevereiro de 2026
Amazonas

Governo do Amazonas monta força-tarefa para resgate após naufrágio que deixou desaparecidos e mortos

14 de fevereiro de 2026
Os ProjetistasOs Projetistas