Centro reformado passa a ser ponto de encontro e oferece atividades para todas as idades no conjunto Ribeiro Júnior.Moradores do conjunto Ribeiro Júnior, no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, participaram da inauguração do Centro de Lazer Noca e Maroca nesta sexta-feira (13/02). O espaço foi entregue pelo governador Wilson Lima e inaugurado com um baile de carnaval voltado para idosos, conforme a programação do evento.
Inauguração e uso comunitário
O novo centro, totalmente reformado, passa a ser um local de convivência para crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade. Segundo moradores, a reforma representa um atendimento às necessidades da população, principalmente do público idoso, que agora conta com um espaço adequado para atividades físicas e de lazer.
“Essa inauguração de hoje é muito importante para nós do conjunto Ribeiro Júnior, principalmente para os idosos, para ter atividades, fazer exercícios físicos, se movimentar e ter um carnaval maravilhoso como esse. Essa inauguração foi excepcional para nós hoje”, afirmou a aposentada Luzinete Macedo, de 64 anos.
Integrante do grupo Sempre Jovem, Celeste Batalha, de 62 anos, destacou que o centro contribui para a autoestima dos participantes. A secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa (Sejusc), ressaltou que a inauguração começou com o Baile de Carnaval dos Idosos e que o espaço deve promover a cidadania.
“Hoje é um dia maravilhoso, um dia de alegria no espaço Noca e Maroca, principalmente aqui, inaugurando com um baile de carnaval para os idosos. Com certeza será um espaço utilizado por diversos grupos de idosos, um momento de alegria e com certeza uma grande entrega para o nosso estado”, declarou a secretária.
Estrutura e investimentos
O Centro de Lazer Noca e Maroca ocupa 550 metros quadrados e foi revitalizado para oferecer áreas destinadas ao bem-estar e à convivência comunitária. O espaço conta com área para aulas de zumba, quadra de areia para futevôlei, espaço coberto para eventos, banheiros, chuveiros, playground, academia ao ar livre, mesas de jogos e bancos de praça.
Desde 2021, foram revitalizados 45 espaços esportivos no Amazonas, com investimentos que somam R$ 49,7 milhões. Do total, 14 espaços estão integrados ao Programa Pelci, da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), que atualmente mantém 32 núcleos ativos e promove mais de 17 modalidades de esporte comunitário.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, disse que o local supre uma demanda histórica da comunidade e amplia as possibilidades de uso além do lazer.
“Há mais de 40 anos que eles não tinham espaço para a reunião dos comunitários, no espaço onde eles pudessem praticar esporte, fazer reuniões comunitárias, praticar zumba, também trabalhar com parte da capacitação, treinamentos, principalmente das mães aqui, para inclusive gerar emprego e renda para a população aqui. Então, espaço multiuso, onde eles vão poder fazer essas atividades”, explicou o secretário.
Assuntos nesse artigo:
#centrodelazer, #nocaemaroca, #ribeirojunior, #cidadenova, #manaus, #wilsonlima, #sejusc, #jussarapedrosa, #sedurb, #ugpe, #marcelluscampelo, #sedel, #pelci, #bailedecarnaval, #idosos, #esporte, #lazer, #futevolei, #zumba, #revitalizacao
